Brasilidade Pós- Modernismo , CCBB e Palácio das Artes
A exposição Brasilidade Pós-Modernismo, que se encontra no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Belo Horizonte, como o próprio nome já diz, tem como tema principal a arte brasileira e expõe, brilhantemente, as várias facetas do país por meio do trabalho de muitos artistas e diversas linguagens artísticas. A exposição foi dividida em núcleos temáticos os quais são representados na totalidade do ambiente, trazendo ao público uma experiencia sensorial completa.
Ademais, há uma clara referencia à
Semana de Arte Moderna, de 1922, e ao Movimento Antropofágico – cultura estrangeira
deve ser digerida antes de ser incorporada ao Brasil, para a produção de arte
genuinamente brasileira – visto, por exemplo, na temática indígena e da colonização,
recorrentes na exposição as quais levantam a questão da imposição cultural
europeia na chegada portuguesa ao país e a opressão à arte nativa, que, em
1922, passa a ocupar seu espaço e receber seu devido valor no cenário artístico
brasileiro.
Paralelamente à esta exposição,
podemos citar a que acontece simultaneamente no Palácio das Artes, onde estão expostas
algumas obras da Bienal deste ano, lá é possível conhecer o trabalho do artista
indígena Jaider Esbell, cuja obra “Carta ao Velho Mundo”, traz uma clara crítica
à imposição cultural estrangeira e ao genocídio dos povos indígenas, perante a exploração
dos recursos naturais brasileiros, desde a chegada portuguesa. Nessa Obra, o
artista intervém num livro que contém textos e pinturas europeias e “endereça”
a carta aos lares europeus como denuncia dos séculos de devastação e exploração
nas Américas.
Comentários
Postar um comentário